Como evitá-los?
Dados incorretos, omissão de rendimentos, prazo desrespeitado: deixar de informar rendimentos e declarar indevidamente despesas para dedução podem fazer com que a declaração vá para a malha fina.
Você sabe quais são os erros mais comuns ao declarar o imposto de renda? Separamos alguns deles:
Omitir rendimentos
A omissão de rendimentos é um dos principais erros cometidos pelos contribuintes. É comum, por exemplo, que a pessoa não declare um trabalho que tenha realizado como autônoma ou um emprego no qual tenha ficado apenas pouco tempo durante o ano. Nesse caso, a empresa envia as informações à Receita, e o contribuinte sonega a informação do rendimento. Resultado: malha fina.
Erros com dependentes
Também costuma cair na malha fina o contribuinte que inclui na sua declaração um dependente com renda, mas não informa esse rendimento. Por exemplo, um filho que faz estágio ou um pai que recebe aposentadoria. Incluir dependentes fora da lista permitida pela Receita Federal também representa um problema.
Despesas médicas
Outro erro comum é declarar despesas médicas que não têm comprovação. Os gastos com saúde podem ser deduzidos integralmente na declaração e a Receita pode pedir a comprovação de todas as despesas que a pessoa declara.
Guarde todos os recibos por cinco anos a partir da data da entrega da declaração. Atenção para despesas que não podem ser deduzidas, como vacinas ou remédios.
Aposentadoria
O aposentado também pode cair na malha fina se esquecer de informar essa renda. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informa o pagamento à Receita, e a omissão do rendimento prende a declaração do aposentado na malha fina.
Falta de atenção
Erros ao digitar os números dos rendimentos também rendem problemas na hora da declaração. É importante conferir os dados, mais de uma vez, para ter certeza que as informações estão corretas antes de enviá-las.
Valor de bens
Atualizar o valor da casa, do carro ou de outros bens pelo preço de mercado não é permitido. Os bens devem ser declarados pelo custo de aquisição. Apenas quem faz grandes reformas no imóvel pode usar esses gastos para atualizar o valor (mas terá de comprovar todas as despesas).
Renda de aluguel
Não declarar renda de aluguel é outro problema comum. Aluguel recebido é rendimento tributável e precisa ser declarado, seja qual for o valor. O inquilino é obrigado a informar o pagamento na ficha “Pagamentos Efetuados”.
Pensão alimentícia
Quem recebe pensão alimentícia precisa declarar o rendimento, seja qual for o valor. Quem paga pensão alimentícia pode deduzir integralmente o valor pago em “Pagamentos Efetuados”, desde que obrigado por uma decisão judicial ou acordo homologado em cartório.
O que fazer para corrigir erros na declaração?
Ao perceber que cometeu algum destes erros, o contribuinte deve fazer uma declaração retificadora o quanto antes para evitar cair na malha fina e eventualmente sofrer algum tipo de penalidade.
Essas informações são da Receita Federal, Sage e Conselho Regional de Contabilidade de SP e podem ser lidas na íntegra aqui.
Evite erros e outros transtornos ao declarar o imposto de renda, conte com uma equipe profissional e atualizada como a Atenas. Entre em contato.