Ela aumenta a capacidade de atendimentos
O uso da tecnologia para melhorar o atendimento ao público tem sido muito utilizado e vem trazendo muitos resultados positivos, principalmente durante a pandemia.
O atendimento presencial das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estava previsto para ser retomado em todo país no mês passado. No entanto, no estado de São Paulo, a volta às agências foi suspensa novamente por determinação judicial.
Em decorrência do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, muitas agências do INSS permanecerem fechadas por meses. Apesar do afrouxamento nesse isolamento, algumas agências – e servidores – não voltaram ao trabalho.
Alguns se queixam das más condições de trabalho e da falta de materiais sanitários indispensáveis para a manutenção da saúde em tempos de pandemia, como o álcool em gel, pia com água corrente e sabão, máscara e outros equipamentos.
Por isso, a Helô, a assistente virtual do Meu INSS, pode ser contactada pelo site ou pelo aplicativo de celular. A ferramenta orienta sobre os principais serviços do INSS como consulta a extrato de pagamento de benefícios, prova de vida e andamento de processos.
É possível falar com a Helô pelo chatbot tanto pelo site do Meu INSS quanto pelo celular, em aparelhos com sistema Android e iOS. Ao ser acessada, a Helô solicita apenas duas informações: nome e CPF.
A assistente está programada para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos usuários no Meu INSS. Para isso, ela possui um banco de respostas já definidas para cada situação específica indicada e tem auxiliado bastante os usuários durante a pandemia.
Podem contar com a assistente virtual os moradores do estado que continua com as agências de portas fechadas e o contribuinte que não quer sair de casa para esclarecer suas dúvidas ou saber como está o andamento do seu pedido.
No total, mais de três mil atendimentos da Helô são realizados todos os dias com ajuda de um servidor. Em média, o tempo de espera para ser atendido é de menos de cinco minutos.
Curiosidade: o nome Heloísa Miranda Chaves, ou simplesmente Helô, foi escolhido por lembrar foneticamente o nome Elóy Chaves, uma das personalidades mais importantes na criação do sistema previdenciário brasileiro. Outra curiosidade é a data de nascimento da personagem que é a mesma de criação do INSS: 27 de junho de 1990.
Sempre que houver dúvidas, é importante contar com uma Assessoria Empresarial capacitada para orientar sobre prazos e fazer todos os processos de acordo com o que pede a legislação para evitar problemas futuros.
O Atenas pode sempre ajudar você, entre em contato com a gente.